Cadê o meu editorial?

21/08/2021

Uma história da redação do Diário de Sorocaba, em 1994/1995,  nos meus primeiros anos no Jornalismo...

Castro era Jornalista experiente, que já tinha passado por muitos veículos e até pela Associated Press, e após a aposentadoria passou a escrever editoriais pro Diário. Jornalista romântico, adorava polêmicas e orgulhava-se da função.

"Hoje o editorial é contra ou a favor?", perguntava pro editor. Um dia, lá pelas 20h30, cigarro entre os dedos, ele andava de um lado pro outro na redação, olhando mesa por mesa, atrás de um disquete daqueles pretos, do tamanho de uma caixa de CD, que inseríamos nos computadores de telas escuras e letras verdes, no início da informatização das redações. O boy do jornal perguntou.

- Ô seu Castro! O que o senhor está procurando?".

- É o meu editorial para amanhã. Eu tinha certeza que tinha feito naquele computador ali no canto mas não está lá. E a m***a é que não está em nenhum outro... - disse desolado.

E o boy, garoto espertíssimo e antenado, na maior das boas intenções, para tranquilizar o Castro:

- Não liga não, seu Castro. O Maurício coloca um calhau lá. Ninguém lê essa parte do jornal mesmo, né?

Castro parou, olhou uns segundos para o chão. Depois, lentamente apagou o cigarro num cinzeiro, pegou o casaco, colocou sobre os ombros e foi saindo da redação, cabisbaixo. Foi aí que Maurício de Luca, o editor, filho do dono do jornal, que fazia o fechamento naquele dia, se deu conta, tirou os olhos da tela e gritou:

- Pô, Castro! Já vai? Cadê o editorial?

- Bota um calhau aí, Maurício! Ninguém lê essa p**** mesmo!

E desceu a escada que dava acesso para a recepção e saída do jornal.

Essa história tem muito mais a ver com o Jornalismo atual do que pode parecer.

As frases de Castro sobre o editorial ser contra ou a favor, e do boy, sugerindo colocar calhau no lugar do editorial são concessões literárias, mas são "a cara" dos personagens. Calhau é um anúncio ou informação qualquer que são colocados nos jornais impressos quando não se consegue conteúdo jornalístico para completar uma pagina.