Enprojor apresenta pesquisas sobre Jornalismo em evento na USP
O coordenador da projeto levou resultados do grupo de estudos para o XII Continter, realizado na USP
Profissionais já
realizaram seis encontros com mais de 80 participações
O Projeto Enfrentamento da Crise da Profissão de Jornalista (Enprojor), iniciado em 2022, já produziu dois estudos iniciais, apresentados no XII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter-SH). O Enprojor reúne profissionais de diversas áreas do jornalismo e terá seu próximo encontro on-line na quinta-feira, dia 4 de julho, gratuito e aberto a todos os interessados.
Defendidos em evento na USP, em dezembro de 2023, os trabalhos Pedagogia do Jornalismo e Roteiro para o Enfrentamento da Crise da Profissão de Jornalista envolveram seis jornalistas-pesquisadores. Os autores do primeiro trabalho foram Janaina Ribeiro, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Adriana Corrêa, da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Macaé,e Marcello Benites, colega de Adriana.
Também doutorando do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), de Campos dos Goytacazes (RJ), Marcello é o idealizador do Enprojor:
"Nosso projeto, além de aprofundar a teoria, é também prático. Queremos lutar pela volta da exigência do diploma para jornalista, por melhores condições de trabalho e renda, e buscar novas formas de atender os muitos públicos do jornalismo".
"Pesquisamos a história do ensino de jornalismo e das Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC), seguidas pelas faculdades. Realizamos também entrevistas com professores, para percebermos melhor a aplicação das DNC na prática", disse Adriana. Já para Janaina, a pesquisa ajudou a entender a própria situação com os alunos em sala de aula. "Queremos manter e aumentar o interesse deles, para que entendam o quanto é importante a nossa profissão".
Marcello escreveu o trabalho sobre a crise no jornalismo com Ana Cristina Hermano, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio das Ostras (RJ) e aluna especial no mestrado do PGCL. "Não se trata de uma crise apenas dos jornalistas. Ela impacta gravemente nossa democracia. Deve ser enfrentada por toda sociedade. Por isso, o Enprojor envolve também outros profissionais, como fotógrafos, cinegrafistas e publicitários, e até o público em geral", disse a jornalista.
Sérgio Arruda, professor do PGCL, e orientador de Benites, participa nas duas coautorias. "É uma pesquisa ousada, abordando os temas tecnologia, mercado, identidade e discurso ligados à vida dos jornalistas, mas está indo bem e deverá ser concluída dentro de um ano".
Os trabalhos estão acessíveis nos links:
Informações sobre o próximo encontro do Enprojor:
Projeto
Projeto Enfrentamento da Crise da Profissão de Jornalista (Enprojor)
Data: 4 de julho de 2024, quinta-feira
Hora: 19h às 20h30
Participação gratuita: pedir link pelo telefone (22) 99832-9028.